Você é apaixonado por imóveis e deseja ingressar no mercado imobiliário como corretor?
Saiba que hoje no Brasil há mais de 630 mil corretores e o mercado segue aquecido. Segundo o último levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), houve um aumento de 12,8% no setor de vendas. Assim, o primeiro requisito para ingressar é obter o CRECI.
O CRECI é o órgão que regula a profissão de corretor de imóveis no Brasil. Ter o registro é um requisito legal para atuar na área que, por meio dele, lhe autoriza a exercer a profissão de corretor de imóveis de forma regularizada e ética.
Preparamos o passo a passo para você iniciar a sua carreira, confira:
1. Faça o curso de técnico em transações imobiliárias (TTI)
O primeiro passo é fazer o curso TTI, que oferece conhecimentos fundamentais sobre o mercado imobiliário, legislação, matemática financeira, entre outros.
2. Realize um estágio profissional supervisionado.
Após o curso, é necessário realizar um estágio em uma imobiliária credenciada, o que lhe proporcionará experiência prática no ramo. Geralmente, o
O estágio tem validade de seis (6) meses para curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI), ou doze (12) meses para curso Superior de Ciências Imobiliárias e de Gestão de Negócios Imobiliários, ambos prorrogáveis por igual período, mediante solicitação.
3. Junte os documentos necessários.
Separe os documentos como identidade, CPF, comprovante de residência e certificado de conclusão do curso TTI para dar entrada no registro.
4. Preencha o formulário de requisição.
O formulário está disponível no site do CRECI da sua região e deve ser preenchido com atenção.
5. Pague a taxa de inscrição.
Após enviar o formulário e os documentos, você deverá pagar a taxa de inscrição estipulada pelo CRECI. Após o pagamento é necessário aguardar o processamento da solicitação e estando tudo certo, o seu registro será aprovado.
6. Pague a Primeira Anuidade.
Por fim, você deverá pagar a primeira anuidade para finalizar o processo e receber seu número de registro.
Antes de você começar nessa nova jornada, é importante saber que para ser corretor(a) é preciso atender alguns pré-requisitos fundamentais para exercer a função, como:
- Ter boa comunicação;
- Ser um bom ouvinte;
- Ser motivado;
- Ter facilidade em negociar;
- Gostar de estar em contato com pessoas;
- Ser persuasivo;
- Ser ético na sua conduta profissional;
- Ser um bom vendedor.
Em suma, conquistar o CRECI é um marco importante na carreira de qualquer corretor de imóveis. Esperamos ter fornecido informações valiosas para ajudar você a entender o processo e dar os primeiros passos rumo ao sucesso profissional no mercado imobiliário.
Lembre-se sempre de manter-se atualizado sobre as regulamentações do CRECI e buscar contínuo aprimoramento em sua área de atuação.
Se interessou em se tornar um corretor?
Clique aqui e entre em contato conosco e faça parte do time Castan!
Boa sorte e boas vendas!
- Artigo Anterior Porcelanato ou cerâmica? Encontre a melhor opção para você!
- Próximo Artigo Bairros mais pesquisados em São Paulo: Quais são?