jovem-escolhendo-ladrilhos-no-mercado-de-construcao

Existem muitas dúvidas sobre a diferença entre porcelanato e piso cerâmico. É preciso lembrar que não existe melhor ou pior, na verdade cada um deles atende a uma necessidade diferente.

 

Ambos os pisos de porcelana e cerâmica existem em uma variedade de estilos para todos os gostos, como: texturas, relevos, diferentes formatos, cores, etc. Quando o assunto é elegância e sofisticação, o porcelanato costuma ter pequenas vantagens, mas isso não significa que não podem ser criados ambientes incríveis com pisos cerâmicos. 

 

A maior diferença entre o porcelanato e o cerâmico  é o processo de fabricação e os ingredientes de cada um. Os pisos cerâmicos são fabricados a seco, com apenas uma argila entrando em sua formulação a granel, que é adicionada ao esmalte e ao revestimento decorativo durante o processo de fabricação, que vemos na montagem do produto.

 

Já o porcelanato é produzido pelo método húmido e a sua qualidade consiste numa mistura de argilas preciosas e minerais. Telhados e guarnições geralmente têm as mesmas propriedades e forma de aplicação.

 

Os principais fatores decisivos são a preferência pessoal e o tipo de ambiente em que o revestimento é aplicado, afinal todo acabamento precisa de um material compatível com ele.

 

 Mas afinal, qual é o mais indicado para o seu projeto? Podemos comparar em vários quesitos.

 

A cerâmica é mais sustentável

A cerâmica consome muito menos água durante o processo de fabricação do que a porcelana. Existem cerca de 4 litros de água por metro quadrado na cerâmica, contra 14 litros na porcelana. Considerando que a água é um importante recurso natural para a saúde do planeta, utilizamos cerâmica sempre que possível!

 

Além disso, menos energia é usada devido à menor temperatura de queima da cerâmica. O consumo de cerâmica é de cerca de 0,06 GJ por metro quadrado, comparado a 0,14 GJ para telhas. Em outras palavras, a cerâmica é definitivamente mais sustentável que a porcelana.

 

O porcelanato é mais durável

Se a resistência é o foco do seu projeto, o porcelanato pode ser o revestimento ideal. Claro, estamos falando de projetos que exigem revestimentos de alta performance: por exemplo, shoppings que são visitados por centenas de pessoas todos os dias.

 

Mas isso não significa que a cerâmica seja frágil. Pelo contrário, a cerâmica pode ser usada por muitos anos sem nenhum dano, desde que aplicada da forma correta e, preferencialmente, em projetos residenciais ou comerciais leves.

 

Porcelanato costuma ter mais design

Por ser um material com maior valor de mercado, o porcelanato tende a ter mais valor agregado, inclusive com maior investimento em design por parte do fabricante. Assim,é possível encontrar opções mais bonitas e diferentes.

 

A cerâmica é mais acessível, incluindo a instalação

Enquanto o porcelanato tem alto valor de mercado, as cerâmicas têm preços democráticos. Isso é resultado de sua fabricação, que utiliza recursos menos dispendiosos.

 

Mesmo a instalação da cerâmica é mais acessível, exigindo argamassa mais simples e mão de obra menos qualificada que a porcelana. Se você estiver com um orçamento de projeto apertado, a cerâmica é o caminho a percorrer!

 

Então, qual escolher, cerâmica ou porcelana?

Na verdade, não há como dizer que um revestimento é melhor que outro porque cada um  atende a necessidades diferentes, tudo vai depender do seu projeto. O porcelanato pode ser o mais indicado para quem busca um visual sofisticado e precisa de alta performance. Agora, se o projeto tiver um orçamento menor, você pode encontrar boas cerâmicas para não estragar seus planos.