instalador-eletricista-com-uma-ferramenta-nas-maos-trabalhando-com-cabo-no-canteiro-de-obras

Alugar um imóvel que se tornará a sua casa é muitas vezes um momento de alegria e satisfação. Mas e quando esse desejo de mudar bate pouco tempo depois? Você sabe como funciona uma reforma de apartamento alugado?

Normalmente, o locatário tem o direito de fazer melhorias e reformas no apartamento alugado, sujeito ao consentimento do locador. Você não pode fazer as alterações que desejar; as reformas nos apartamentos alugados devem ser aprovadas e permitidas pelo proprietário. Nesse caso, certifique-se de pedir uma confirmação por escrito e anexe-a ao contrato.

Antes de se mudar para um apartamento alugado, tente fazer uma vistoria. Este tempo deve ser utilizado para verificar danos ou defeitos na estrutura do imóvel, problemas elétricos ou hidráulicos, problemas de esgoto ou quaisquer outros defeitos que possam afetar o seu conforto ou a funcionalidade das instalações. É importante lembrar que esse tipo de reforma ou reparo é de responsabilidade do locador.

É aconselhável também que, ainda antes de fechar o contrato, já seja apresentado para o proprietário as intenções de mudanças, para que elas já sejam avaliadas e aprovadas e, conforme dito anteriormente, mencionadas em contrato.

Mas afinal, que tipo de reformas podem ser feitas dentro de um apartamento alugado? 

 

Pintar as paredes

Ao se mudar para uma nova casa ou apartamento, uma das primeiras coisas que muitas pessoas pensam é pintar as paredes. Esse tipo de mudança pode trazer o sentimento de propriedade e pertencimento que aqueles que possuem propriedade buscam.

No entanto, se você decidir pintar as paredes, verifique seu contrato. Muitos exigiram que o apartamento fosse repintado de branco no momento em que fosse devolvido ao proprietário.

 

Mudanças de banheiro

Se você deseja fazer alterações no seu banheiro, pode instalar um chuveiro ou chuveiro ao seu gosto, além de substituir o assento do vaso sanitário.

Se for fazer esse tipo de modificação, guarde os móveis já existentes no apartamento em algum lugar para que, ao devolver o imóvel, possa retirar o que lhe pertence e colocar o que já está no lugar.

 

Forrar as paredes

Além de pintar as paredes, existem outras formas de dar um novo visual ao entorno do imóvel. Você pode colocar papel de parede na sala, colar adesivos, instalar espelhos e muito mais. Mas assim como quando você decide pintar as paredes você tem que devolvê-las de branco, quando você sai do apartamento você tem que deixar as paredes como estão e remover qualquer decoração que você colocar.

 

Cortinas, prateleiras, quadros e decorações

Para colocar qualquer coisa nele, você geralmente precisa fazer furos na parede. Portanto, é necessário fechar esses orifícios ao remover objetos. No entanto, você também pode optar por prender o objeto com algum adesivo.

 

Agora que está tudo acertado entre locador e locatário: quem paga a conta? 

É comum surgir essa dúvida, então vamos entender: Cada um dos locadores e locatários têm suas responsabilidades. Alguns são definidos em contratos e alguns são especificados na Lei do Arrendamento (responsável pelo mercado de aluguel de imóveis residenciais do país).

O locador é responsável por entregar o imóvel em boas condições. Ele também é responsável pelas reformas estruturais, necessárias ao uso do imóvel, e pela correção de desgastes ou problemas causados ​​por terceiros, como elétrica, hidráulica, esgoto, parede, ajustes de telhado, etc.

 

O locatário deve realizar as reformas necessárias para evitar danos por uso indevido. Além disso, se forem feitas benfeitorias e benfeitorias, que aumentarão o valor do imóvel, ele poderá negociar algum tipo de desconto no aluguel ou pagamento com o locatário. No entanto, se o locador não quiser, ele não precisa pagar nenhuma taxa, cabendo ao locatário decidir e arcar com os custos!