Foi-se o tempo em que horta era só coisa de quem tinha um quintal enorme em casa!
As mini hortas estão cada vez mais comuns entre os moradores de apartamentos. Qualquer cantinho bem iluminado e ventilado pode ser o local perfeito para as suas plantas!
Além de acrescentar um pouco de verde na sua casa, você sempre terá temperos, hortaliças e até mesmo frutas fresquinhas, o que pode ser um ótimo incentivo para a família consumir mais alimentos naturais e orgânicos e, ser uma atividade prazerosa e relaxante para o jardineiro da casa.
Ficou empolgado e já está planejando montar a sua? Confira algumas dicas para ter a sua hortinha na varanda:
1. Escolha os vasos ideais
Para suas plantas crescerem saudáveis e gostosas, elas precisam estar acomodadas no lugar correto. Além do ambiente iluminado, o vaso onde deseja plantá-las deve ser escolhido com atenção.
É recomendado optar por recipientes com furos na base para que a água irrigada escorra. Prefira vamos profundos, de 8 a 15 centímetros, para que as raízes tenham espaço para crescerem de maneira adequada.
2. Utilize terra de qualidade
O ideal é recriar as condições do ecossistema original da planta, então, ao escolher o que vai plantar, pesquise sobre os nutrientes que ela precisa e os diferenciais do seu solo nativo.
Em comum, as plantas precisam de uma terra mais esponjosa, que permita o oxigênio entrar e a retenção de umidade. Em lojas de jardinagem é possível encontrar diversos tipos de solos, aí é só escolher o ideal para as suas escolhas.
3. Atenção com a irrigação!
Que as plantinhas precisam de água para crescer, todo mundo sabe. Mas, ao escolher as suas, é preciso analisar quanto cada uma precisa. Afinal, umas precisam de mais e outras de menos.
Existem casos também, por exemplo, em que as raízes devem ser molhadas e, em outras, que somente as folhas devem receber água. O horário em que a horta é regada também pode influenciar, quando é feito no começo da manhã ou no final da tarde, a água não evapora com calor do dia, podendo espaçar mais as irrigações.
Gostou das nossas dicas? Compartilhe as suas nos comentários abaixo!
- Próximo Artigo Porcelanato ou cerâmica? Encontre a melhor opção para você!